Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Melhoramento Animal



1) Qual o número de anos de permanência do touro no rebanho?

Considerando o manejo, o touro não deve servir suas filhas. O tempo mínimo de sua permanência deve ser o número de anos necessários para que ele seja avaliado. Quanto ao tempo máximo, deve-se respeitar a possibilidade de ser substituído por outro superior a ele. 


2) Qual a importância do "Sumário de Touros", publicado pelo Ministério da Agricultura com a participação da EMBRAPA e ABCZ?

A publicação "Sumário de Touros" deve ser considerada como um instrumento auxiliar para a seleção, uma vez que considera somente as características do ponderal. É de grande importância, pois traz avaliações de touros, para características produtivas, que não estavam disponíveis até então, possibilitando uma seleção que não seja baseada somente em caracteres subjetivos. 


3) Como se faz a "Prova de Touros"?

Provar ou testar um touro é avaliá-lo quanto ao seu potencial genético, o que geralmente é feito em relação a outros touros. Normalmente, a prova é realizada com base no próprio desempenho (testes de performance) ou no desempenho de seus produtos (teste de progênie). 


4) Qual o significado do registro genealógico para o melhoramento das raças de gado de corte?

O principal objetivo do registro genealógico é possibilitar o fornecimento de pedigrees corretos e confiáveis por parte das associações de criadores. Para o melhoramento, é importante quando são realizados testes que levam em conta informações de parentes.


5) Qual a melhor idade para a seleção de novilhas de corte: na desmama, aos 18 meses ou aos dois anos?

A seleção de novilhas de corte deve ser feita após o diagnóstico de prenhez, de acordo com o sistema de produção, descartando-se as vazias e, dentre as cheias, aquelas de menor precocidade.


6) Quais os critérios de seleção de novilhas para a reprodução?

O principal critério de seleção para novilhas deve ser sua condição, prenha ou não, após o primeiro toque. Em seguida, devem ser consideradas sua precocidade e a habilidade materna de sua mãe. Por fim, deve ser considerada sua própria habilidade materna ao desmamar a primeira cria.


7) A eficiência reprodutiva é mais influenciada pela herança ou pelo ambiente?

Pelo meio ambiente. De maneira geral, as características reprodutivas, excluindo as relacionadas com o desenvolvimento, têm baixa herdabilidade. Mesmo assim, as fêmeas com baixa eficiência reprodutiva não devem ser retidas no rebanho, pois causam grande prejuízo econômico.


8) Que orientação adotar na seleção de rebanhos de corte?

Ao selecionar o rebanho para produção de carne, o criador deve ter sempre em mente que, se ele está vendendo valor genético, seu cliente vende carne. Dessa forma, o selecionador deve escolher aqueles animais que, no rebanho do produtor de carne, propiciarão maior quantidade de quilogramas de carne por área, em menor espaço de tempo. Ou seja, devem ser objeto de seleção: a maior precocidade sexual, a maior natalidade, a menor mortalidade, os maiores ganhos pré e pós-desmama, e, também de grande importância, a conformação e a musculosidade. Igualmente, deve ser observada a rusticidade do animal: sua capacidade de adaptação às condições do sistema de produção.


9) O que é mais importante para o aumento de produção do gado de corte: o melhoramento genético ou a melhoria da alimentação e do manejo sanitário?

Os três itens são extremamente importantes para que sejam obtidas melhorias de produção e produtividade. De modo geral, a melhoria do potencial genético do rebanho deve ser acompanhada de melhorias de alimentação, do manejo em geral e de manejo sanitário. Entretanto, é importante ressaltar que as melhorias genéticas são cumulativas.


10) Como se avalia o progresso genético de um rebanho?

O progresso genético é influenciado pela herdabilidade da característica selecionada, pelo diferencial de seleção e pelo intervalo entre gerações. Ele pode ser medido calculando-se, ano a ano, o mérito genético médio dos indivíduos geneticamente ativos no rebanho. Com base nas diferenças entre eles, obtém-se uma estimativa do progresso genético.


11) O que é DEP e qual sua importância para o melhoramento genético do rebanho?

A DEP (Diferença Esperada de Progênie) é um importante instrumento de melhoramento genético. É usada para comparar o mérito genético de reprodutores, de uma mesma raça, quanto a características de interesse zootécnico, como peso a desmama. Quanto maior for o valor da DEP para uma determinada característica, maior será a capacidade genética do reprodutor de transmitir essa característica genética a sua progênie. Com o conhecimento das DEP’s, o criador pode escolher os touros que tenham condições de contribuir para o melhoramento genético de seu rebanho.


12) A DEP de um animal pode mudar?

A DEP é uma medida relativa e pode mudar com o acréscimo de novas informações, o que não invalida seu uso como instrumento de melhoramento genético. Quanto maior o número de informações usadas no cálculo da DEP, maior será sua confiabilidade.


13) Qual a orientação, em termos de raça, cruzamento e alimentação, para produzir novilhos precoces?

De acordo com os parâmetros exigidos para a classificação do animal como novilho precoce, não há, em princípio, restrição quanto a raça ou a cruzamento. A condição básica quanto ao grupo genético é que sejam animais de boa qualidade e com bom potencial para ganho de peso. A alimentação é de importância fundamental, havendo necessidade que ela seja de boa qualidade (pode ser uma boa pastagem manejada adequadamente). Os cuidados sanitários também são importantes. 


14) Quais os limites de peso e idade para se classificar um animal como novilho precoce?

Os limites de peso e idade impostos ao novilho precoce variam de um estado para outro. No entanto, com a expansão que vem sendo observada nos programas de novilho precoce, esses limites tenderão a se concentrar em 15 arrobas de carcaça (225 kg) para machos e 12 arrobas (180 kg) para fêmeas, com idade até 30 meses.


15) Em programas de cruzamentos, as fêmeas meio-sangue devem ser destinadas ao abate ou à reprodução?

Um dos grandes benefícios do cruzamento é o impacto do vigor híbrido ou heterose sobre a produção da fase de cria, ou seja, sobre quilogramas de bezerros desmamados/vaca exposta. Assim, é interessante utilizar as fêmeas meio-sangue para reprodução. No entanto, isso vai depender do sistema de produção, em termos de manejo, alimentação, nível gerencial, manejo sanitário, e do próprio objetivo do empreendimento, sem esquecer o ambiente e a exigência do mercado. 


16) Que touro (europeu ou zebu) deve ser usado sobre novilhas meio sangue?

A escolha do touro (europeu ou zebu) deve levar em conta as ponderações feitas na questão anterior. Se o sistema de criação a ser adotado para os descendentes for intensivo, para abate aos 18-20 meses de idade, pode-se usar touro europeu, pela inseminação artificial. Caso contrário, recomenda-se touro zebu, com boa capacidade de imprimir velocidade de crescimento a seus descendentes.


17) Por que o gado europeu não manifesta seu potencial genético para produção em climas quentes?

As regiões tropicais e subtropicais são caracterizadas pela ocorrência de parasitos, altas temperaturas e radiação. As forrageiras dessas regiões, em sua grande maioria, são de baixa qualidade e apresentam variação sazonal acentuada, tanto em quantidade quanto em qualidade. A ação desses fatores, em conjunto ou isoladamente, prejudicam e impedem animais de raças européias de atingir seu potencial genético, pois esses animais não são adaptados. À medida que se selecionam indivíduos para maior produção, há uma redução de sua rusticidade. Assim, aumentar o potencial genético para produção implica, em algum grau, na diminuição de rusticidade. Por isso, o que deve ser buscado é a adequação do potencial genético ao ambiente geral do sistema de produção.


18) Quais as raças européias recomendadas para cruzamento com o Nelore: raças grandes ou pequenas?

A escolha da raça a ser utilizada no cruzamento com o zebu deve ser feita após uma avaliação dos objetivos do empreendimento, do sistema de produção que se pretende implantar e do mercado e de suas exigências. No entanto, é importante ressaltar que animais de grande porte produzirão fêmeas grandes que, como tal, apresentam maior exigência de energia para mantença.


19) O grau de sangue tem influência na fertilidade do rebanho?

O cruzamento tem-se mostrado uma alternativa para aumento da produção de carne, tanto pelo incremento de peso quanto pelo aumento da taxa de desmama. No entanto, tanto um quanto outro são influenciados pelo grau de sangue. Nas nossas condições, se cuidados não forem tomados, à medida que se aumenta a participação de sangue europeu, haverá diminuição de desempenho.


20) Qual a diferença entre se cruzar touro europeu com vacas Nelore e o inverso?

Além das diferenças genéticas aditivas, pode haver diferenças induzidas pelo feto (efeito do pai do feto), e efeitos citoplasmáticos de origem materna.


21) A raça Tabapuã é mais pesada do que as outras raças zebuínas?

A raça zebuína que alcança maiores pesos para qualquer idade-padrão é a Indubrasil. A Tabapuã está no mesmo patamar da Nelore. Esta avaliação é feita em termos médios, podendo ser encontrados animais de uma dada raça que suplantem o esperado de outra. 


22) Quais as vantagens de se criarem animais mochos?

As principais vantagens de se criarem animais mochos são, em resumo: maior uniformidade do rebanho; convívio mais amistoso, implicando menores perdas por traumatismo; menor espaço em instalações, currais e cochos e no transporte (vagões e caminhões boiadeiros).


Referência Bibliográfica:
http://www.sct.embrapa.br/500p500r/Topico.asp?CodigoProduto=00013710&CodigoCapitulo=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário