As pastagens, como são utilizadas para a alimentação animal devem ter algumas características primordiais como:
- Alto valor nutricional;
- Qualidade de seleção;
- Alta produtividade (por área plantada).
Independente o tipo de forrageira, muitos preferem os meses de novembro e janeiro para plantá-la, já que abrange um índice de chuvas mais regulares, além de menor gasto com sementes.
Se o plantio for por meio de semeadura, deve-se acrescentar nutrientes ao solo, pois isso influencia na qualidade da forrageira a ser produzida. O mesmo deve ser feito se o plantio for feito por meio de mudas, salvo algumas diferenças que veremos a seguir.
Plantio por semeadura:
Antes de proceder ao plantio por semeadura, o solo deve ser preparado por meio do acréscimo de nutrientes. Em seguida, deve-se fazer o nivelamento do solo. Isso é feito com a grade niveladora, pois esta torna a superfície do solo o mais nivelada possível.

Assim que as sementes são lançadas nas covas, ou seja, plantadas, deve-se proceder à compactação do solo, por meio do rolo compactador, para que as sementes entrem em contato com o solo de forma harmônica, tornando a germinação da forrageira mais rápida. Além disso, ao compactar o solo, as sementes menores não serão levadas pela chuva.
Plantio por mudas:
As espécies de forrageiras que darão origem às mudas são reproduzidas por rebrota ou por gemas vegetativas, extraídas das hastes da planta, do seu rizoma ou ainda dos estolões.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados como: plantar as mudas em locais com alta incidência solar, em solo com boa drenagem e rico em nutrientes. Assim, a forrageira terá o seu pleno desenvolvimento, o que, consequentemente, aumentará a qualidade da pastagem a ser formada.
Fonte: https://agrosb.com.br/
Ótimo pra mosca dos chifres https://www.distribuidorpapamosca.com.br/
ResponderExcluir