Páginas

sábado, 15 de setembro de 2012

Criação de Bezerros


1) Quais os cuidados que devem ser dispensados aos bezerros recém-nascidos?

Os seguintes cuidados devem ser adotados:
· cortar e desinfetar o umbigo com solução de álcool iodado a 10% ou outro produto comercial;
· verificar se o bezerro consegue mamar normalmente. No caso de vacas de tetas grandes, é necessário ajudar o recém-nascido nas primeiras mamadas e depois esgotar o úbere da vaca. É indispensável que o bezerro mame o colostro; 
· manter os bezerros em pasto-maternidade, durante a primeira semana de vida, para facilitar a assistência; 
· evitar a movimentação de bezerros novos, junto com animais adultos, em porteiras e bretes; 
· observar a ocorrência de diarréias e tratá-las imediatamente.

2) Quais as principais causas de mortalidade de bezerros? Qual é a importância do tratamento do umbigo dos bezerros?

As principais causas são: infecções, provocadas principalmente pelo não tratamento correto do umbigo; a diarréia-branca, provocada por consumo excessivo de leite; a diarréia-preta, causada por bactérias; piroplasmose e anaplasmose, doenças transmitidas pelos carrapatos. O tratamento do umbigo é importante porque ele é "porta de entrada" para os agentes causadores de várias doenças. A infecção deve ser evitada por meio de "corte e cura" adequados. Após a instalação da infecção, além do maior custo do tratamento, há um comprometimento do desenvolvimento normal do animal.

3) Como substituir o colostro para bezerros criados guaxos (bezerros órfãos ou enjeitados pela mãe)?

Não existe produto capaz de substituir o colostro com a mesma eficiência. Os substitutos do leite encontrados no mercado podem auxiliar na criação dos guaxos; porém, estes animais não terão o mesmo desenvolvimento daqueles que mamaram o colostro. 

4) Como criar bezerros saudáveis?

Devem ser adotados os seguintes procedimentos: 
• programar a estação de monta, de modo a evitar nascimentos no período de maior intensidade de chuvas. Animais nascidos nesse período sofrem mais estresse e ficam mais predispostos a doenças; 
• cortar o umbigo e desinfetá-lo (cura) no dia do nascimento; 
• assegurar que o bezerro mame o colostro; 
• descartar vacas de tetas grandes e aquelas que produzem pouco leite; 
• combater os ectoparasitas (berne, carrapatos e mosca-do-chifre); 
• evitar manejo intensivo em currais e bretes. 


5) Qual a vantagem e como fazer a desmama precoce?

A baixa taxa de natalidade é um dos principais problemas da criação extensiva de bovinos de corte. Em situações de escassez de forragem, a desmama precoce reduz o estresse da lactação, como também os requerimentos nutricionais da vaca, antecipando, assim, o restabelecimento da atividade reprodutiva. Como a lactação tem prioridade por nutrientes, em relação ao ciclo estral, vacas secas requerem 40 a 60% menos forragem do que vacas lactantes. A separação do bezerro 3 meses após seu nascimento permite que a desmama ocorra ainda dentro da estação de monta, aumentando, assim, as chances de concepção.
6) Que cuidados especiais devem ser adotados para com os bezerros, quando se utiliza a desmama precoce?

Devem ser adotadas as seguintes práticas: 
· usar creep-grazing (pasto especial, com acesso somente aos bezerros), ou creep-feeding (cocho com ração especial, com acesso somente aos bezerros), por meio dos quais os bezerros se acostumam a ingerir alimentos sólidos antes da desmama; 
· desmamar os bezerros com peso superior a 90 kg; 
· fazer com que a desmama ocorra em época adequada (estação chuvosa) e em pasto apropriado; 
· suplementar a alimentação dos bezerros com ração apropriada, pelo menos até 2 meses após a desmama; 
· evitar distúrbios logo após a separação do bezerro de sua mãe (manejo de mangueiro, transporte, comercialização etc.). 

7) Qual a mistura mineral indicada para bezerros? E a composição de ração para bezerros desmamados com 90 dias de idade?

Na fase de aleitamento não há necessidade de suplementar os bezerros, embora eles possam ter acesso à mistura mineral fornecida às mães. Para bezerros desmamados aos 90 dias de idade, bons resultados têm sido obtidos com ração composta apenas de milho mais 21% de farelo de soja e minerais, ou milho mais 2 a 3% de uréia e minerais. 

8) Com que idade os bezerros começam a pastar?

Bezerros de raças taurinas começam a pastar e a ruminar entre 2 e 3 semanas de idade, com um tempo médio de pastejo de 3 horas/dia. Daí até 120 dias de vida, o tempo de pastejo aumenta quase que diretamente com a idade do bezerro. Aos 4 meses, eles pastam durante 38% do dia, ou por um período equivalente a 60% do tempo de pastejo da vaca. Bezerros zebuínos, em sistema extensivo de criação, iniciam a ruminação aos 30 dias de idade.

9) Qual a melhor pastagem (forrageira) para bezerros em aleitamento?

As pastagens para bezerros em aleitamento devem ser de espécies de alta qualidade, caracterizadas por elevados teores de proteína, baixos teores de fibra, alta digestibilidade e boa aceitação. Para este fim, sugere-se o uso de piquetes com capins, como grama coast-cross, milheto ou leguminosas como o estilosantes Mineirão ou Leucena. Para bezerros de corte criados a campo, sugere-se o plantio de pequenas áreas, cercadas, dentro da invernada de cria, de sorte que somente os bezerros lhes tenham acesso (creep-grazing). 

10) Qual a melhor pastagem para a desmama de bezerros?

A desmama de bezerros de corte normalmente ocorre no início do período seco, em abril/maio. Neste caso, a pastagem deve ser de espécies capazes de se conservarem como feno em pé, neste período, com o máximo de qualidade. Entre os capins tropicais, a braquiária decumbens destaca-se neste particular, proporcionando ganhos de peso, na seca, comparáveis aos de capins nobres, como o Tanzânia. Contudo, essa braquiária pode provocar fotossensibilização nos bezerros, o que exigiria outros cuidados. Resultados de pesquisa indicam que pastagens exclusivas de capim não atendem satisfatoriamente às necessidades nutricionais dos bezerros na fase pós-desmama. O uso dessas pastagens, associadas com estilosantes Mineirão, plantado em 25% da área, tem proporcionado bons ganhos de peso no período seco, em bezerros desmamados. A Leucena também pode ser usada como banco de proteína na desmama de bezerros. 


11) Com que idade o bezerro deve ser desmamado e qual a época de desmama mais indicada para a criação extensiva?

Em sistema extensivo, os bezerros são desmamados usualmente aos 6 - 8 meses de idade. Dependendo das condições de pasto, podem ser desmamados aos 5 meses, sem causar prejuízo ao seu desenvolvimento. Os bezerros podem ser desmamados ainda na estação das chuvas, quando as pastagens são de melhor qualidade. Assim, com a estação de monta de novembro a janeiro, todos os bezerros poderiam ser desmamados entre fevereiro e abril do ano seguinte. Se a propriedade possui número suficiente de piquetes, a desmama poderia ser realizada em pastos adjacentes, onde bezerros e vacas parecem ficar mais calmos, começando logo a pastar e a ruminar com tranqüilidade. O criador pode também utilizar o mangueiro para separar os bezerros durante os primeiro dias, enquanto as mães permanecem em mangas adjacentes. Se não houver condições dessa proximidade, bezerros e mães devem ser afastados o mais distante possível, para que não tenham, entre si, o menor contato auditivo, visual e olfativo.

12) Como evitar a pneumoenterite dos bezerros e como tratá-la?

Para evitar a pneumoenterite nos bezerros que vão nascer, as fêmeas devem ser vacinadas durante o oitavo mês de gestação. Se a mãe não for vacinada, o recém-nascido pode ainda tomar a vacina aos 15 e 30 dias de idade. O tratamento da pneumoenterite deve ser feito com antibióticos e fluidoterapia, indicados por médico-veterinário. 

13) Como fazer o tratamento do curso de sangue?

O tratamento do curso de sangue deve ser feito o mais rapidamente possível com medicamentos à base de sulfa. Conforme o caso, também há necessidade de que sejam repostos os líquidos perdidos, pelo emprego de fluidoterapia, ou até mesmo por transfusão sangüínea. 

14) Há vantagem em descornar bezerros quando novos? Qual o melhor método de descorna: ferro quente ou bastão de soda cáustica?

A descorna tem sido uma prática indicada principalmente para animais mestiços, com o objetivo de facilitar o manejo e evitar ferimentos provocados pelos chifres, notadamente quando a fase de terminação é conduzida em confinamento. Deve ser realizada em bezerros com até dois meses de idade. Após esse período, essa prática fica mais difícil e onerosa, além de causar estresse ao animal. Os dois métodos de descorna (com ferro quente ou com bastão de soda cáustica) são eficientes quando aplicados em animais jovens; porém, o uso do bastão de soda cáustica requer maior cuidado na realização da prática, e não deve ser usado nos dias em que haja possibilidade de ocorrência de chuvas. 

15) Na criação de gado de corte, os bezerros devem ficar presos nos primeiros dias de vida ou no campo com as vacas?

Os bezerros devem nascer em pastos denominados pasto-maternidade para, ali, receberem os cuidados necessários na primeira semana de vida.
 
16) A partir de que idade os bezerros têm necessidade de beber água?

Essa idade ainda não foi determinada com certeza. Na prática, observa-se que eles já procuram água poucos dias após nascidos, principalmente em dias quentes. Recomenda-se, assim, que as aguadas sejam planejadas de forma que os bezerros também tenham acesso a elas.

17) O que é mais indicado para bezerros: feno ou silagem? A partir de que idade pode ser administrado?

O feno é mais indicado para bezerros. Deve ter boa qualidade e pode ser oferecido a partir dos 2-3 meses de idade. 

18) Como funcionam o creep-feeding e o creep-grazing?

Creep-feeding é uma forma prática de se suplementar a alimentação de bezerros na fase de aleitamento. Consiste em cercar uma pequena área dentro do pasto a que só os bezerros tenham acesso, e onde são colocados cochos com ração concentrada. Creep-grazing é uma forma de fornecer forrageira de melhor qualidade aos bezerros em aleitamento. Consiste em cercar uma área dentro da invernada das vacas, de forma que só os bezerros tenham acesso, e introduzir, nessa área, pasto de ótima qualidade, como: colonião bem-manejado, coast-cross, milheto ou leguminosas, como estilosantes Mineirão ou Leucena. 

19) O que é, qual a causa e como tratar a fotossensibilização em bezerros?

A fotossensibilização hepatógena em bezerros é causada por um fungo que se desenvolve no material seco do pasto, principalmente em pastagem de braquiária. Ocorre geralmente após a desmama, quando o bezerro passa a se alimentar exclusivamente da pastagem. A primeira providência, nos casos de fotossensibilização, é a mudança dos bezerros para outro pasto de espécie forrageira diferente, que tenha sombra. O tratamento consiste na aplicação de protetor hepático, anti-histamínicos e hidratantes. Nas lesões da pele, devem ser aplicadas pomadas anti-sépticas e cicatrizantes.

20) A partir de que idade os bezerros devem ser vermifugados? Qual o melhor vermífugo para bezerros e a forma de aplicação?

Os bezerros devem ser vermifugados a partir da desmama, até a idade de 24 meses, com vermífugos de largo espectro, uma vez que estes atuam contra todas as espécies de vermes. O meio de administração do vermífugo não é importante. O que realmente importa é o princípio ativo do produto.
 
21) A partir de que idade os bezerros devem ser vacinados contra o carbúnculo sintomático e a gangrena gasosa?

Pode-se vacinar a partir de 3-4 meses de idade, embora na prática, eles sejam vacinados aos 6 meses, com um reforço aos 12 meses. Em áreas de alto risco de ocorrência da doença, recomenda-se vacinar os bezerros a cada 6 meses, até a idade de 2 anos. 

22) Por que novilhas de primeira cria enjeitam seus bezerros? Como evitar que isso ocorra?

Não é comum novilhas de primeira cria enjeitarem bezerros. Por instinto, a grande maioria das novilhas aceita e cuida de suas crias. É difícil saber, antes do parto, se a novilha irá ou não enjeitar o bezerro, o que impossibilita adotar alguma medida especial para evitar que isso ocorra. Entretanto, as novilhas devem permanecer em piquete-maternidade, em lugar calmo, para não ficarem estressadas por ocasião do parto. 

23) Quais são as causas do estresse da desmama?

O estresse da desmama é causado pelo efeito acumulativo de dois componentes: nutricional e emocional: 

• efeito nutricional ¾ Com a separação, o bezerro é privado do leite que, apesar de pouco, é um alimento de alta digestibilidade e com relativa concentração de nutrientes. Em seguida, é submetido a um pasto amadurecido (início da estação seca), pobre em qualidade e com reduzida disponibilidade. 

• efeito emocional ¾ O longo tempo de convivência e as interações de proteção e afeto estabelecem um vínculo preferencial e duradouro entre mãe e cria. Com a desmama, o bezerro perde, abruptamente, a companhia de sua parceira predileta, ficando naturalmente nervoso e estressado, até se ajustar ao novo ambiente. 

24) Quais as conseqüências e como evitar o estresse da desmama?

Como conseqüência do estresse de desmama, há perda de até 10% do peso e atraso no desenvolvimento da cria, além de maior suscetibilidade a doenças e parasitoses. Para evitá-los, ou reduzir seus efeitos, pode-se usar suplementação alimentar, antes e após a desmama, e formação de pastos especiais. Se possível, a desmama deve ser realizada em pastos adjacentes, onde mães e crias têm possibilidades de estímulos olfativos, visuais e auditivos. Essa prática parece acalmar vacas e bezerros, levando-os mais rapidamente ao pastejo e à ruminação. O "amadrinhamento" das crias, juntando animais adultos ao lote recém-desmamado, também tem a função de tranqüilizá-los. Quando há disponibilidade de piquetes, os bezerros deveriam, após a separação, retornar para o pasto de origem, que lhes é mais familiar. O controle de ecto e endoparasitas bem como as vacinações preventivas são indispensáveis, para não agravar o quadro. Os bezerros devem ser poupados de manejo estressante, logo após a desmama. 

25) Com que idade deve ser feita a separação dos bezerros pelo sexo, após a desmama?

Os bezerros de raças zebuínas, machos e fêmeas, podem ser criados juntos até a idade de 12 meses. No caso de raças européias e produtos de cruzamento, convém separar os machos das fêmeas na desmama, aos 6-7 meses de idade.


26) Como determinar as percentagens de nascimentos e de desmama de bezerros?


Referência Bibliográfica:
http://www.sct.embrapa.br/500p500r/Pergunta.asp?CodigoProduto=00013710&CodigoCapitulo=15&CodigoTopico=14



10 comentários:

  1. olá bom dia eu gostaria de saber quanto tempo leva uma bezerra se torna vaca e procriar....
    matteus_matos@hotmailcom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ate a desmama e considerada como bezerra e apos a desmama independente da idade do animal ele ja passa a ser considerada como novilha e depois de parir pela primeira vez se torna vaca. em um prazo medio de 2 anos.
      o que vai determinar a idade de encherto e o peso do animal... no geral qualquer animal estando sadio encherta pesando 50% do peso vivo do animal adulto.

      Excluir
  2. Boa tarde, comprei um bezerro nelore, com duas semanas de vida, o que seria melhor, eu tratar com leite de vaca ou com leite em pó Amamenta tem alguma diferença?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber qual o custo para se criar bezerros recém-nascidos e quais produtos utilizar.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia há 2 meses adiquiri a um boi holandês é lindo não faz mal ele comer fruta não? Ele toma leite e come feno

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um bezerro de 7 meses que eu crio em casa e tenho um pequeno pasto ao lado de casa para ele... ja fiz o desmame porém ele não come a ração..como eu faço para ensinar ele a comer a ração?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Isso vai acontecer de forma natural, vai colocando um farelo num cocho, que ela vai acostumando com o alimento sólido.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Tenho um casal de mine vaca queria saber se depois que ela ter o filhote tenho que separar o boi da vaca e do filhote.

    ResponderExcluir
  8. Excelente matéria, espero receber mais informações através do meu email, abraço (jorge_rrodrigues1965@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  9. 🔥👉👉A melhor solução pra mosca do chifre é o Papa Mosca, segue o site do vendedor pra comprar https://www.distribuidorpapamosca.com.br/
    vou mandar um video pra verem como é https://youtu.be/wShRlboExkA 👈👈

    ResponderExcluir